Veja 5 Cuidados Importantes no Transporte de Alimentos

01 de abril de 2021
Capa - transporte de alimentos

Certamente um dos transportes de cargas mais complexo é o de alimentos, isso porque muitos produtos desta área necessitam de cuidados especiais. Por esse motivo, trata-se de uma atividade com certas particularidades, que requer prazos minuciosos, armazenagens específicas, veículos adaptados e outros fatores que asseguram a chegada das mercadorias em perfeitas condições.

Além disso, o transporte de alimentos requer o cumprimento de normas estabelecidas pelos órgãos sanitários. Com o objetivo de preservar a qualidade dos alimentos e de suas propriedades nutricionais durante todo trajeto até chegar ao consumidor final. Assim sendo, veremos a seguir  5 cuidados importantes no transporte de alimentos.

1 – Confira os Rótulos

Conferir os rótulos dos alimentos é um cuidado essencial, visto que neles contém informações valiosas que propiciam o transporte seguro com intuito de que o produto chegue em excelentes condições ao seu destino.

Posto isto, é importante realizar a conferência de toda carga com certa antecedência, já que deverão seguir as regulamentações da ANVISA. Caso ainda haja algum problema como mancho no rótulo ou as informações não estejam precisamente legíveis, a orientação é entrar em contato com a fabricante.

Além do mais, a necessidade de averiguar os rótulos também se relaciona com a obrigatoriedade do seu bom estado, senão a fabricante terá que realizar os ajustes necessários e só depois será permitido que a carga saia para entrega.

2 – Confira a validade dos alimentos

No transporte de alimentos é imprescindível prestar atenção na data de validade desses produtos, pois se eles chagarem a vencer antes da entrega haverá prejuízos e muita dor de cabeça. Por essa razão, além da conferência nas datas torna-se primordial planejar até mesmo para possíveis imprevistos, ou seja, deve-se fazer de tudo a fim de que não haja atrasos.

E devemos frisar que é ilegal transportar produtos vencidos, dado que isso pode gerar punições tanto para transportadora como para empresa. Todavia, caso disponha de alimentos próximos da data de validade talvez seja necessário utilizar do modal aéreo principalmente pra entregas de longas distâncias.

3 – Monitore a Temperatura

Existem alimentos que carecem de um cuidado extra quando se diz respeito à temperatura, como nos casos de produtos congelados, frutas, leites e carnes, por exemplo.

Por esse motivo, além da necessidade de manutenção na temperatura é preciso contar com veículos adaptados para isso, o qual assegure a estabilidade climática durante todo processo.

Sendo assim, é fundamental investir em equipamentos adequados para realizar essas operações e dispor de uma ótima estrutura principalmente nos armazéns.

4 – Tenha Cuidado no Empilhamento

Quanto à organização da carga nos compartimentos dos transportes, é interessante atentar-se ao nível máximo de empilhamento permitido pelas embalagens. Visto que esses cuidados minimizam os riscos de danos as mercadorias.

Geralmente esses dados estão descritos nas caixas ou na documentação da carga e indica exatamente qual é o limite de empilhamento permitido. Em função disso, este é um detalhe relevante, sobretudo porque caso os alimentos tenham suas embalagens ou conteúdos danificados trará prejuízos, uma vez que não podem ser colocados à venda nessas condições.

5 – Tenha Documentação em Dia

Lembrando que para o transporte de cargas, ainda mais do gênero alimentício, é crucial possuir autorizações específicas. Por isso, é de extrema importância que o transportador esteja com toda documentação em dia, principalmente para eventual fiscalização.

Devido a isso, dispor das documentações exigidas no transporte de alimentos é uma forma de seguir as regulamentações impostas, além de garantir mais segurança no trajeto e contribuir para que os prazos estipulados sejam cumpridos.

Dessa maneira, o transporte de alimentos exige cuidados imprescindíveis e cumprimento de normas estabelecidas pelos órgãos competentes que garantem a entrega com qualidade, segurança e eficiência.