Saiba quais são as Vantagens do Transporte Porta a Porta e Fique por Dentro!

27 de outubro de 2020

O setor logístico é uma área que constantemente busca por inovação, sobretudo quando o assunto diz respeito aos transportes e entregas de cargas.
Atualmente existem diversas modalidades de entregas as quais ampliam as possibilidades no mercado logístico e otimizam as operações.

Dentre essas modalidades, encontra-se a do transporte porta a porta, que tem por objetivo atender as demandas minimizando as preocupações do contratante e diminuindo suas interações durante o processo de entrega.
Para entender melhor sobre essa modalidade, a seguir veremos quais são as principais vantagens do transporte porta a porta.

Como funciona o transporte porta a porta? 

Primeiramente, é importante explicar que o transporte porta a porta é ideal para operações de importações e exportações, além disso, também serve para mudanças, vendas ou compras.

Desse modo, trata-se de uma modalidade de entrega que comumente inclui todo processo de trânsito da carga até chegar ao seu destino.

Só para exemplificar, o operador logístico fica responsável pela coleta do produto, em seguida analisa a documentação, realiza o trânsito, certifica-se do cumprimento da legislação, cuida da armazenagem alfandegária, do desembaraço aduaneiro, do tráfego em solo nacional e por fim efetua a entrega ao comprador.

Ou seja, isso quer dizer que toda movimentação da carga é inteiramente realizada pelo operador logístico. Assim o cliente mantém sua rotina com mais comodidade, e por essa razão, esta é uma modalidade prática e eficiente que em geral propicia diversas vantagens.

Vantagens do transporte porta a porta

Centralização de Informações 

Certamente um dos maiores benefícios deste transporte é a oportunidade de conversa com apenas uma pessoa da empresa contratada, visto que assim, simplifica a operação tornando mais fácil alinhar os procedimentos e instruções. Sendo que o responsável em deter todas as informações é escolhido justamente por ter contato direto com a cadeia logística.

Dessa forma, há menos riscos de que as informações se percam, ou ainda não sejam devidamente entendidas, já que não será necessário passá-la a várias pessoas ou empresas.

Logística Eficiente 

O transporte porta a porte permite que operador logístico tenha como principal vantagem a visão geral de todo processo, o qual permite otimizar todas as etapas e ainda torna possível a comunicação com todos os envolvidos. Como resultado disso é a prevenção de possíveis falhas e uma logística mais eficiente.

Agilidade na Burocracia

Outra vantagem importantíssima é a oportunidade de evitar adversidades desde a etapa da coleta de carga até a emissão de documentos. Isso acontece porque o mesmo operador cuidará de toda operação de entrega da carga.  Com isso haverá menos burocracias e por consequência trará mais agilidade em todos os processos.

Melhores Negociações

Esta é uma operação que usualmente possui ótimo custo-benefício e muito atrativo no que se refere o ponto de vista financeiro. Principalmente porque reduz alguns custos já que os clientes não precisam se preocupar com todas as etapas do processo de entrega das mercadorias.

Portanto, essa modalidade possibilita realizar as melhores negociações tanto para o operador como para o cliente. Sem nenhuma complicação seja com documentos, com os processos, burocracia, entre outros, ocasionando uma maior tranquilidade e satisfação do cliente.

Assessoria Completa

Quando contratada a modalidade de entrega porta a porta dispõe de assistência completa e especializada durante todo processo. Então, quando houver qualquer dúvida ou problema poderá recorrer na própria operadora.

Isso porque usualmente quando os clientes logísticos têm alguma dúvida ou problema quanto aos serviços em outras modalidades de transporte, nem sempre há essa assessoria completa e especializada. E assim, muitas das vezes, é necessário recorrer a empresas especializadas prestam este tipo de serviço.

Menor Tempo

Em geral o transporte porta a porta reduz o tempo de locomoção das mercadorias, dado que todas as etapas serão centralizadas numa única empresa. Além do mais, adquire uma economia significativa em relação aos fretes que devido à concentração de volumes resulta numa melhor negociação.

Ou seja, além do menor tempo de entrega, com essa modalidade também é possível contar com menor custo nas operações, conforme já mencionado.

Diante disso, o transporte porta a porta é eficaz para quem deseja processos mais simplificados ou precisam efetuar transporte de cargas relacionadas à exportação, por exemplo. Além disso, garante operações logísticas mais eficientes, ágeis e confiáveis.