Saiba porque a inteligência logística é primordial para o crescimento do setor

23 de novembro de 2021

Certamente já deve ter percebido a importância das empresas inovarem e investirem em tecnologia para se manterem competitivas. Em função disso, existem diversas estratégias que agregam para o crescimento, como é o caso, por exemplo, da inteligência logística.

Sendo assim, esta é uma importante maneira de obter vantagens competitivas, gerar boa experiência ao cliente e fidelizá-los, além de outros benefícios que auxiliam o setor logístico a otimizar seus processos.

O que é inteligência logística?

A inteligência logística trata-se de um conjunto de habilidades e competência de uma empresa que permite a criação de respostas rápidas e eficientes. O seu objetivo é proporcionar visão sistêmica, ao mesmo tempo que torna os processos mais produtivos.

Neste contexto, utiliza-se diferentes ferramentas, práticas e equipes a fim de atender às principais demandas com mais qualidade. Ou seja, na prática são atividades multifuncionais e integradas, aplicadas tanto no ambiente interno, quanto em parcerias com outras empresas.

Em geral, seu principal foco é na relação entre empresa e cliente, por meio de processos bem definidos. Isso porque, eles receberão as mercadorias mais rapidamente, o que de certa forma contribui para a fidelização dos mesmos. Os maiores exemplos disso são:

  • Entregas mais ágeis;
  • Redução de custos;
  • Maior visão crítica de como tornar os processos logísticos mais produtivos;
  • Criação de um perfil do seu consumidor;
  • Melhoria no relacionamento com fornecedores e clientes.

 

Dessa maneira, a inteligência logística é um processo que vem ganhando cada vez mais espaço no setor, visto que sua adoção potencializa as operações e dispõe de diversos benefícios.

Ademais, o gestor consegue tomar decisões mais ágeis com menos erros e focada na necessidade do cliente. Com isso, aprimora os processos logísticos, reduz custos e se obtém resultados  significativos para o crescimento no setor.

Inteligência logística como diferencial competitivo 

A saber, investir na inteligência possibilita diferencial competitivo que por consequência auxilia a sair na frente da concorrência. Porém, para que tudo isso ocorra,torna-se interessante pensar em alguns aspectos cruciais como:

Inovação

Primordialmente, é imprescindível que para dispor da inteligência logística deve-se abrir a empresa para novos conceitos e ideias. Seja para o desenvolvimento de novos processos, produtos ou serviços, ou ainda, aprimorar o que já existe.

Visibilidade 

É relevante que se tenha acesso às informações do processo em qualquer lugar e momento, no intuito de ter maior controle e transparência da cadeia logística. Assim estrutura-se uma gestão mais rápida e eficaz, que permite a melhora na tomada de decisões e adoção de ações em tempo real, evitando então possíveis falhas.

Planejamento

Em relação ao planejamento é primordial para o sucesso de qualquer operação, por isso, recomenda-se construir um plano bem detalhado e estruturado. Pois, a partir disso, facilitará a solucionar de forma mais ágil possíveis problemas existentes, por exemplo.

Foco no cliente 

Focar no cliente deve ser um dos principais objetivos, já que assim torna mais fácil oferecer produtos e serviços conforme a exigência de cada um deles. Como resultado, atenderá as expectativas dos clientes e executará processos mais direcionados, principalmente para o alcance de metas.

Mapeamento de processos

O mapeamento de processos ajuda analisar os métodos de trabalho e identificar quais os problemas existentes, onde ocorrem e quais são as falhas. Assim sendo, quando as correções são aplicadas, reduz os custos uma vez que diminui os gastos desnecessários.

Logística colaborativa

Como o próprio nome já diz, a logística colaborativa refere-se aos parceiros de negócios que buscam contribuir nos resultados e ajudam no desenvolvimento de novas estratégias. Desse modo, essa estratégia visa aumentar a eficiência de todos os envolvidos, tornando a cadeia de abastecimento mais produtiva e competitiva.

Integração dos processos 

A integração dos processos é outro aspecto importante, dado que ao existir um sequenciamento bem definido, o gestor poderá ter uma visão ampla das atividades e como funciona o fluxo de trabalho. Por esse motivo, deve-se investir em soluções integradas até mesmo porque estreita o relacionamento com os parceiros de negócios.

Portanto, a inteligência logística é uma estratégia extremamente importante para o crescimento dos negócios, isso porque proporciona vantagens diversas que se transformam em diferencial competitivo.