Rastreamento de Cargas: Essencial para Garantir Transporte Eficiente

20 de maio de 2021
capa rastreamento de carga

Certamente uma das maiores preocupações do setor logístico refere-se à segurança das cargas, principalmente quando saem para entrega. Por isso, o uso de tecnologia é essencial, mas precisamente o sistema de rastreamento de cargas.

Desse modo, o rastreio de cargas possibilita controle eficaz do processo logístico, além do mais, proporciona ao cliente mais segurança e satisfação nas suas entregas. Já que receberá informações em tempo real das encomendas, e ainda auxiliará a tomar decisões em tempo hábil em possíveis adversidades.

Posto isso, para entender melhor este assunto, a seguir explicaremos mais sobre o rastreamento de cargas, o quanto é essencial para garantir transporte eficiente.

Rastreamento de carga e o transporte eficiente

A saber, uma das principais formas de garantir o transporte eficiente com rastreador de carga é por meio da redução de riscos, já que haverá menos tentativas de roubos e extravios de mercadorias. E mesmo que isso ocorra, a seguradora consegue usar o sistema para saber onde o caminhão está e recuperar parte ou toda carga.

Além disso, é possível evitar avarias nos produtos, pois frenagens bruscas são registradas. Ainda assim, evitam-se erros na rota que possam prejudicar o prazo de entrega.

Com isso, logicamente gera diversos benefícios, como principal o aumento na segurança das cargas. Além do mais, otimiza o custo do transporte, aumenta a transparência, conta com maior sustentabilidade já que se evita desperdício de combustível, diminuição dos riscos, entre outros.

Assim também, com a adoção de controle da rota a partir do rastreamento, torna-se viável garantir que o motorista siga um trajeto com menos pedágios, menos trânsito e menor percurso. Ou seja, há uma significativa economia, visto que reduz gastos com combustível, com pedágios, agiliza as entregas e aumenta a satisfação dos clientes.

Ademais, com o auxílio da tecnologia é possível ter mais visibilidade da operação e assim acompanhar todas as etapas da viagem em tempo real. Dessa forma, caso haja algum imprevisto é permitido tomar medidas para negociar prazos com o cliente e assim coordenar as unidades para prováveis atrasos ou adiantamentos.

Devido a isso, este é um importante diferencial competitivo, uma vez que assegura maior eficiência dos processos, como resultado aumenta a satisfação dos clientes.

Geralmente o rastreamento de cargas conta com indicadores de falhas, o qual notifica problemas no percurso e oferece maneiras de corrigi-los, ou seja, garante mais agilidade.

Além do que, dispõe de um alarme de risco que emite sinais de aviso no caso de aparecerem problemas durante a viagem. Permite que a transportadora tenha mais prontidão caso necessite trocar o veículo ou a rota, assegurando que o prazo de entrega não seja afetado.

Outro importante fator que o sistema de rastreio favorece é a capacidade de mensurar o desempenho de cada motorista. Considerando alguns problemas como paradas não programadas, desvio de trajeto, dentre outros.

Assim sendo, os gestores identificam quais motoristas precisam de treinamentos, instruções, principalmente com o intuito de evitar incidentes relacionados à má condução. Possuir um rastreamento de carga já dá maior tranquilidade em relação ao transporte de mercadorias.

Entretanto, como o principal objetivo deste sistema é a garantia de entrega no prazo e com segurança, consequentemente o resultado disso será a fidelização dos clientes. Pois, a confiança deles aumentará em relação aos serviços da transportadora, satisfazendo assim suas necessidades.

Portanto, estes são apenas alguns fatores primordiais para dispor do rastreamento de carga. Sendo importante atentar-se a cada um deles, pois são essenciais com intuito de otimizar o transporte de cargas e garantir mais segurança, agilidade e pontualidade no processo.