Entenda os Benefícios da Roteirização de Rotas

20 de julho de 2021
Roteirização

Primeiramente, conhece ou já ouviu falar em roteirização? Pois bem! Trata-se de um processo que define o melhor caminho a ser percorrido, seja para entrega, coleta de encomenda ou parte da viagem.

Desse modo, podemos dizer que o roteirizador é uma forma de planejar as rotas que serão percorridas. O qual funciona a partir de um sistema que cadastra os horários dos motoristas e integra ao processo logístico, além de outras informações relacionadas a carga, como peso, tipo e valor.

Neste contexto, é permitido que se estime o tempo de entrega de cada rota e assim tomar decisões ágeis e assertivas que possibilitem ajustar as entregas, diminuir gastos com combustível e otimizar todo o processo.

Logo, esse é um sistema que pode até mesmo se tornar um diferencial competitivo, visto que contribui para satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes, principalmente porque resulta em diversos benefícios.

Benefícios da roteirização de rotas

Redução de custos
A saber, um dos principais benefícios da roteirização é a redução de custos, pois permite a otimização dos processos. Isso porque, a distância e o tempo dos percursos são reduzidos, como resultado diminui gastos com combustível e manutenção dos veículos.

Ademais, economiza gastos com pedágios, já que se tem a oportunidade de escolher rotas que tenham menos pedágios no caminho. E diminui o tempo de atividades dos motoristas, reduzindo assim os custos com horas extras.

Segurança
Em relação a segurança há um aumento significativo, principalmente quando se trata de produto de alto valor agregado, ou ainda cargas que são visadas em roubos. A roteirização, contribui para evitar regiões perigosas, garantindo assim a segurança dos motoristas e das cargas.

Agilidade nas entregas
Certamente, o maior resultado benéfico do roteirizador é a agilidade nas entregas, já que é possível realizar entregas em menos tempo e assegurando o cumprimento dos prazos. Isso ocorre porque é possível traçar e analisar as variáveis de trânsito e as restrições das cidades.

Em razão disso, evita-se possíveis adversidades e ainda orienta-se os motoristas sobre os melhores pontos para parada de descanso e os horários que precisam sair a fim de evitar filas.

Satisfação do cliente
A satisfação dos clientes é um dos principais objetivos em qualquer negócio, devido a isso que a roteirização das rotas torna-se um fator fundamental. Dado que com esse sistema resulta em trajetos mais eficazes, os quais reduzem atrasos e erros nas operações.

Além do mais, os clientes notam cada ação realizada pela empresa, especialmente quando buscam aumentar o nível satisfatório. Por isso, o roteirizador tem papel crucial na logística, afinal de contas ele permite cumprir horário e garante que a mercadoria chegue perfeitamente em seu destino final.

Portanto, a roteirização de rotas oferece diversos benefícios para as operações logísticas e que consequentemente são direcionadas aos clientes. Por essa razão, essa é uma das tecnologias que tem se tornado cada vez mais cruciais nas empresas do setor.