Entenda Como Funciona o Transporte de Cargas Fechadas

26 de fevereiro de 2021

O transporte de cargas fechadas também conhecido por carga de lotação ou completa trata-se de uma modalidade na qual um caminhão é usado exclusivamente para um único embarcador.

Sendo assim, este tipo de transporte costuma ser escolhido quando o volume de mercadoria que precisa ser transportado é suficiente para lotar o veículo. Além disso, quando a mercadoria necessita ser transportada sozinha como, por exemplo, produtos tóxicos ou perigosos, mesmo que não complete todo espaço.

Outros motivos relevantes são quando o cliente demanda uma entrega urgente e exclusiva, assim como quando as mercadorias transportadas não passarão por paradas de embarques, desembarques ou processos de manuseios. Assim, os produtos saem direto de uma fábrica ou armazém para o seu destino final.

Quais são as principais características do transporte de carga fechada?

A saber, o embarcador e a transportadora precisam avaliar fatores, obstáculos e riscos, com o intuito de entender qual o transporte ideal para atender suas necessidades. Neste contexto, o transporte de carga fechada costuma ser indicado quando as mercadorias necessitam de mais segurança e agilidade. Além do mais, precisam contar com outras particularidades como:

Exclusividade do veículo

Uma das principais características deste modelo de entrega é a exclusividade do veículo, o que em muitas vezes se torna uma grande vantagem competitiva. Por esse motivo, a transportadora reserva um caminhão dedicado e exclusivo para atender a demanda.

Diante disso, é importante que o prestador de serviço de transporte disponibilize de uma frota variada com diversos tipos de veículos e carrocerias, a fim de atender a capacidade e características especiais de cada mercadoria. Já que cada carga possui exigências específicas e deste modo o transportador deve buscar atendê-las da melhor forma possível.

Agilidade na entrega

Por se tratar de entregas de um único cliente, este processo se torna mais ágil, pois a viagem seguirá até o destino final, sem paradas e movimentações excedentes.

O trajeto é desenhado de acordo com a localização do cliente, sendo somente retirado por ele ao chegar ao destino. Dessa maneira, o prazo de entrega se torna mais eficiente, demandando menos tempo e por consequência garantindo maior segurança na operação.

Custo-benefício

Quando o cliente possui uma demanda que possa lotar o veículo, o transporte de carga fechada dispõe de ótimo custo-benefício. Isso porque terá vantagens como economia no consumo de combustível, menor custo com mão-de-obra e ferramentas para lidar com etapas intermediárias e redução na cobrança de taxas de transporte.

Melhor aproveitamento e conservação do veículo

Por conta das paradas constantes e movimentações das cargas, isso contribui para riscos de avarias nas mercadorias e o desgaste dos veículos e pneus.

Assim sendo, com o transporte de carga fechada o motorista tem tempo e oportunidade de acomodar as mercadorias, aproveitando o máximo de espaço e garantindo que haja mais segurança no trajeto. Já que assim evita-se acidentes e excesso de peso, como resultado otimiza os custos do transporte de carga.

Qualidade dos serviços prestados

Geralmente essa modalidade possui maiores garantias como, por exemplo, entregas dos produtos em perfeito estado e no prazo estabelecido. Ou seja, são detalhes que asseguram a boa prestação de serviços por parte das transportadoras.

Portanto, o serviço de carga fechada vem crescendo bastante, já que oferece diversas vantagens tanto para a transportadora como para os clientes. E a Contec disponibiliza o serviço transporte de carga fechada, entre em contato conosco e faça já sua cotação.