Entenda a Diferença entre Transporte de Carga Fracionada e Dedicada

17 de dezembro de 2020

O setor logístico é uma área importante aos negócios e que geralmente atende diversos segmentos de mercado. Por isso, constantemente necessita inovar, implantar fórmulas e estratégias que facilitem as operações e consequentemente gerem valor aos clientes.

Sendo assim, um dos fatores primordiais diz respeito ao transporte e entrega de cargas, pois a execução desses processos é a principal fonte de influência da área logística.

Devido a isso que no transporte de cargas existem duas modalidades que otimizam esse processo, o transporte de carga fracionada e o dedicada. Então, para entender melhor como funciona cada um deles, a seguir explicaremos quais são as suas principais diferenças.

Transporte de Carga Fracionado

Primeiramente, entenderemos como funciona o transporte de carga fracionada.

Trata-se de uma modalidade direcionada ao transporte de cargas pequenas e que não ocupe todo o veículo. De modo que se fossem realizados pelo transporte de carga dedicado tornaria o frete inviável.

Por essa razão, que a operação fracionada conta com diversas coletas de entregas, realizada em veículos menores e para várias regiões. Assim, após a coleta as mercadorias são armazenadas em um galpão e quando alcança a ocupação máxima do veículo é efetuada a transferência até a base de destino. A partir disso, são separados os materiais por lotes e só então são preparadas as entregas para o cliente final por meio de veículos menores.

A saber, as principais vantagens dessa modalidade são relativas ao menor custo no valor de entrega, já que será proporcionalmente dividido por volume, peso e distância percorrida, tornando-o assim mais competitivo.

Além disso, é a garantia de transporte com qualidade e segurança, pois em geral as transportadoras apresentam seguro de cargas e dispõe de todos os procedimentos adequados para realização das entregas.

Outra questão considerada muito importante referente ao transporte de carga fracionada, é sobre o planejamento que deve contar com rotas pré-estabelecidas e que respeitem os prazos de entregas. Visto que, qualquer atraso afetaria todos os clientes envolvidos no processo.

Logo, o objetivo desse transporte é reunir diversas entregas usualmente feitos em modal rodoviário. Sendo que o sistema de transporte precisa estar alinhado para garantir que tudo seja efetuado no prazo estipulado.

Transporte de Carga Dedicado

Já em relação ao transporte de cargas dedicada é uma modalidade logística que detém como principal característica a exclusividade do veículo, ou seja, diferente do fracionado a carga do cliente é a única a ser transportada.

Assim sendo, este é o transporte ideal para cargas especiais, com maior volume de mercadorias e/ou também no que se refere às entregas urgentes.

Por esse motivo que a modalidade dedicada oferece serviços diferenciados e muitas das vezes personalizados. Os quais incluem a coleta da carga até o seu destino, com total exclusividade, e ainda sem que seja necessário preencher todo espaço do veículo.

Diante disso, entre as suas principais vantagens além da exclusividade, estão a urgência na entrega, rastreabilidade da carga com acompanhamento em tempo real, qualidade no processo de entrega e segurança da mercadoria.

Quanto às entregas que se encaixam nessa modalidade estão, por exemplo, cargas emergenciais, cargas perigosas, produtos em lançamento, materiais de campanhas publicitárias, produtos perecíveis, dentre outros.

Então, essa modalidade tem por objetivo atender necessidades logísticas de um único cliente, a cada entrega, às vezes até mesmo de forma personalizada. Assim também, comumente realizados por modal aéreo ou multimodal, contando ainda com prazos de entregas de menos de 24 horas.

Portanto, a carga fracionada foi desenvolvida para transportes de pequenas mercadorias, já a carga dedicada é para o transporte emergencial, exclusivo e com maior volume de cargas.