Confira 5 Benefícios da Logística 4.0

17 de novembro de 2020

Dentre os principais sinônimos de inovação atualmente numa transportadora, está logística 4.0. Com o seu conceito ligado ao da indústria 4.0, retrata a evolução da área, já que direciona os investimentos a novos recursos e tecnologia, com o objetivo de otimizar as operações e assim também torná-las mais eficientes.

Dessa maneira, o termo logístico 4.0, trata-se usualmente do desenvolvimento de novas etapas tanto no processo de armazenagem como na distribuição de mercadorias. Devido a isso são proporcionados múltiplos benefícios, os quais alguns deles serão listados a seguir, confira:

1 – Melhora na Análise de Dados

Certamente um dos principais pontos benéficos da logística 4.0 é a melhora na análise de dados. Visto que serão feitos investimentos em sistemas tecnológicos que auxiliarão a captar e compreender melhor as informações. Com isso, certas particularidades das operações serão mais bem entendidas.

Além disso, outra questão se diz respeito a identificação de possíveis gargalos e eventuais oportunidades. Os quais permitem avaliar os resultados e transformá-los em ganhos estratégicos, que por consequência proporcionará melhores decisões logísticas.

2 – Redução de Custos e Perdas

Geralmente os investimentos em melhorias resultam em dois importantes benefícios, na redução de perdas e custos operacionais. Isso porque os processos logísticos quando aprimorados tornam-se mais eficientes na otimização dos recursos.

Sendo assim, com a logística 4.0 controla-se melhor o estoque, previne perdas, avarias e extravios, por exemplo. Assim também, de certo modo, torna-se mais fácil entender como funciona o fluxo de produtos ao longo da cadeia produtiva e, por conseguinte, elaborar soluções mais hábeis e efetivas.

3 – Redução no Tempo das Demandas

No setor logístico o que não falta são demandas, dentre as quais estão a separação, conferência, carga, descarga, embalagem e despacho, sendo essas apenas algumas das atividades desenvolvidas pelo setor. Além do que, ainda conta com exigências de extrema importância como prazo de entrega.

Desse modo, é essencial aperfeiçoar os processos e desenvolver novas técnicas e métodos que agilizem cada vez mais os processos. Por isso, que com a aplicação da tecnologia as etapas de trabalho são automatizadas e ocorrem em menor tempo.

4 – Foco na Estratégia de Negócios

Com a união de todos os benefícios mencionados até aqui, o resultado é o foco na estratégia do seu negócio.
Nesse caso, o benefício é gerado pelos objetivos elaborados a partir da modernização e do aperfeiçoamento na gestão. De modo que, elimina-se possíveis gargalos, otimiza o tempo e reduz custos, como resultado amplia a qualidade dos processos, produtos e atendimento.

Mas isso só ocorre por conta da conectividade entre os fluxos de trabalho, que por meio de sistemas auxilia na execução e controle das atividades de forma mais precisa. Além do mais, permite acesso as informações e as suas devidas atualizações.

Posto isso, a logística 4.0 além de manter a eficiência sobre as rotinas da empresa possibilita que foquem seus esforços em questões mais estratégicas.

5 – Aumento na satisfação dos Clientes

A maioria das ações, estratégias e qualquer atividade dentro de um negócio têm como um de seus principais objetivos, a satisfação dos clientes.

Por conta disso, que a tecnologia implantada para modernizar e otimizar os processos também resultam no aumento da qualidade de atendimento e dos serviços prestados. Consequentemente gera impactos diretos na satisfação dos clientes, dado que por meio do novo processo implantado facilita a busca por identificar e atender as suas necessidades.

Portanto, os benefícios da logística 4.0 são principalmente desenvolvidos através da aplicação de recursos tecnológicos na organização, o qual otimiza os fluxos, reflete em mudanças benéficas, ganhos estratégicos e incentiva a inovação constante.