7 Dicas para realizar da melhor forma o transporte de cargas fracionadas

22 de setembro de 2020

Saiba qual o que é essa modalidade e como lucrar com esse serviço encantando seus clientes

A logística é muito maior do que muitos imaginam. É um tipo de serviço que agrega muitas modalidades, ampliando o leque das possibilidades de lucro e posicionamento no mercado.

Uma dessas possibilidades e que já se mostrou eficiente e até econômica é o transporte de cargas fracionadas, que além de otimizar a rotina na empresa, proporciona maior visibilidade e satisfação de quem o contrata.

Mas o que é o transporte fracionado?

É um serviço de remessa de pequenas quantidades de mercadorias e que não ocupam todo o espaço do veículo da transportadora e que, para completar a capacidade total, também carrega outras encomendas com as mesmas características e que tenham o mesmo destino ou de locais próximos.

Para otimizar essa modalidade a Contec Logística, há mais de 10 no mercado e que nasceu com o propósito de impactar positivamente o setor logístico, redefinindo o segmento com sustentabilidade, inovação, tecnologia e responsabilidade, preparou 7 dicas imperdíveis para mostrar como e o porquê o transporte fracionado é uma solução eficiente e econômica. Confira:

Dica 1 – Faça um adequado e minucioso planejamento da rota que será percorrida

Esse é um fator fundamental para que o transporte fracionado seja realmente eficiente. Então, antes de partir da empresa para realizar as entregas, promova um cuidadoso planejamento de toda rota considerando fatores como os tipos das cargas e seus respectivos pesos. Existem no mercado excelentes ferramentas para planejamento de rotas, que facilitam e muito, as operações das empresas que executam o transporte fracionado.

Dica 2 – Mantenha o cadastro dos clientes sempre atualizado e com o maior número possível de informações sobre cada um deles 

Um cadastro atualizado e com todas as informações individuais e personalizadas permite que a transportadora ofereça a solução perfeita para cada cliente. Também possibilita que os clientes, usuários do transporte fracionado sejam destacados. Ou seja, aqueles que sempre contratam a entrega de encomendas pequenas, podem ter adicionados em seus cadastros uma previsão da periodicidade de seus pedidos, por exemplo. São informações que facilitam o cálculo do melhor prazo de entrega e frete.

Dica 3 – Rastreio seus veículos para acompanhar cada passo do processo.

O rastreamento da frota, inclusive dos veículos menores é fundamental, também para o transporte fracionado. Além do fator segurança, permite o monitoramento em tempo real. O cliente quer saber cada passo da entrega da sua encomenda, mas nesse tipo de transporte, essa exigência é ainda maior.

Dica 4 – Organize a carga para otimizar as entregas e garantir a integridade de cada pacote 

Com a carga organizada o transportador fracionado ganha tempo e diminui a possibilidade de avariar as encomendas, reforçando sua credibilidade junto ao cliente. Para conseguir uma organização eficiente, recomenda-se a separação da carga, de acordo com o tamanho e peso. Se possível destaque um veículo para cargas maiores outro para cargas menores. Se não for, planeje um roteiro que possibilite a entrega primeiro das cargas menores e mais leves e, só depois, das mais pesadas que ficaram por baixo. Dessa forma se garante que as cargas menores e mais leves não sejam danificadas pelos pacotes maiores e mais pesados.

Dica 5 – Calcule o custo-benefício da viagem para mensurar de forma assertiva o retorno financeiro de cada deslocamento

Todas as variáveis precisam ser mensuradas para precificar o transporte fracionado. Por isso é essencial que a empresa calcule todo o custo da rota, como a remuneração do motorista, o desgaste do veículo, os gastos com combustível e pedágio, dentre outros fatores. É importante que sempre seja avaliado o total de fretes pagos e o custo do transporte. Dessa forma se tem uma visão mais fidedigna do retorno financeiro de cada viagem.

Dica 6 – Fique sempre atento ao prazo de entrega

O transporte fracionado normalmente envolve muitas entregas, o que pode impactar no prazo de entrega estipulado. Por isso é tão importante planejar a dinâmica, para que os prazos não sejam extrapolados e se instaure um desgaste com o cliente.

Dica 7 – Cuide bem dos seus veículos e mantenha todos no seguro 

A manutenção dos veículos é de fundamental importância para a excelência na oferta dos serviços de transporte, principalmente o fracionado. A modalidade é indiscutivelmente mais rentável, mas exige mais da frota. Se possível, empregue veículos novos e implemente rigor na manutenção preventiva, com a utilização de peças sempre originais. E claro, mantenhas todos no seguro. Vai que…

O transporte de carga fracionada tem como maiores vantagens a economia e a segurança. Mas o transportador deve ficar atento, pois os gastos são proporcionais ao volume de mercadorias entregues. Se a sua empresa não estiver totalmente preparada para operar com essa modalidade não se aventure, busque parceiros verdadeiramente aptos para essa missão.