5 cuidados especiais no transporte de papel e celulose

12 de fevereiro de 2021

No setor logístico a maioria das cargas para serem transportadas exige cuidados especiais como, por exemplo, o setor de papel e celulose. Isso porque essas são matérias primas e produtos acabados nobres e limpos e por causa disso, o seu manuseio exige certas precauções.

Devido a isso, como principais cuidados estão locais limpos e arejados, além disso, é necessário utilizar de equipamentos específicos a fim de proteger a carga e evitar que possam sofrer algum dano ou ainda danificar o produto.

Sendo assim, para saber quais são os demais cuidados com o transporte de cargas de papel e celulose, veja a seguir e saiba tudo.

1 – Manutenção

Primeiramente, toda carga necessita contar com proteção total, ainda mais as consideradas delicadas, como papel e celulose. Por isso é essencial garantir que os veículos estejam com a sua manutenção em dia.

Assim sendo, com a manutenção veicular é garantido, por exemplo, que a suspensão contribua para absorver parte dos impactos durante a viagem que poderiam danificar os produtos transportados.

2 – Atenção as embalagens

Geralmente as cargas ao serem transportadas precisam dispor de embalagens resistentes que garantam a segurança dos produtos durante todo trajeto, até o consumidor final. A utilização de caixas resistentes são as embalagens mais comuns utilizada para uma proteção no transporte deste segmento.

Além das embalagens que asseguram a integridade da carga, é importante prendê-las firmemente no caminhão, a fim de que não escorreguem ou se choquem, evitando assim avarias.

3 – Evite água e umidade

Cuidados com o ambiente limpo e arejado também exige que a carga de papel e celulose evite contato com água e exposição à umidade. Trajetos mais extensos podem gerar um fenômeno conhecido como suor de carga. Trata-se da cristalização do vapor d’água sobre as embalagens, devido às alterações climáticas.

Ao se deparar com este tipo de situação é crucial organizar a mercadoria para as mudanças de temperatura utilizando produtos dissecantes, que absorvam a umidade com a intenção de prevenir qualquer tipo de deformação ou até mesmo mofo na carga.

4 – Invista em tecnologia

Todo cuidado exige o uso de tecnologia, é um investimento que contribui para ampliar a integridade dos produtos e ainda também na qualidade dos serviços prestados.

Só para exemplificar, ferramentas como rastreamento em tempo real são importantíssimo quando o assunto é segurança da carga. Existem hoje diversos sistemas tecnológicos como ERP, TMS, WMS e outros, que contribuem na automatização dos processos, aumentando a qualidade e agilidade.

5 – Planeje o transporte de carga

Planejamento é um costume imprescindível no dia a dia, e no transporte de carga não seria diferente. E com a intenção de garantir que cada cuidado seja cumprido, planejar é obrigação.

A saber, o planejamento otimiza as operações no transporte de mercadorias, como o de papel e celulose. Em geral, no planejamento deve constar um ponto essencial, que são as rotas, pois é o que define na maioria das vezes se a carga irá chegar com rapidez e em total segurança.

Portanto, os cuidados no transporte de papel e celulose são fundamentais para garantir que a carga seja transportada em total segurança. E assim evitar que durante o processo logístico venham sofrer algum dano.